30 de janeiro de 2013

Bancadas de Banheiro e Lavabo


Um dos elementos mais importantes de um banheiro ou lavabo é a sua bancada: seu design marca a decoração, trazendo funcionalidade ao espaço que ganha uma superfície de apoio para objetos como saboneteiras, espelhos e itens diversos.
Através de fotos de bancadas da empresa Di Pietra Porcelanatos, apresentaremos ideias e dicas para criar uma decoração funcional e harmoniosa, com detalhes preciosos para tornar seu espaço bonito e diferenciado.
Como planejar a bancada? Você deverá considerar alguns detalhes importantes:
  • Medidas: largura, altura e profundidade
  • Materiais: pedras naturais e sintéticas
  • Acabamentos
  • Louças e Metais
  • Móveis e Sóculo
 
As pastilhas descem da parede e compõe com a bancada de porcelanato, marcando o espaço da cuba. Gostou? Conheça a Di Pietra Porcelanatos

Quais serão os passos a seguir?

Se você já tem o ambiente construído, considere primeiramente as dimensões deste (lembre-se de detalhes importantes como a abertura da porta, a qual normalmente fica próxima da bancada). Liste quais são as suas necessidades para este banheiro / lavabo:
  • Será necessário ter um móvel? Se sim, será suspenso ou sobre um sóculo (base de alvenaria)?
  • Será um local de uso diário (rotina pessoal) ou um espaço social, utilizado esporadicamente?
  • Será instalada uma ou duas cubas? Qual o tipo de cuba a ser instalada?
 
Exemplo de decoração contemporânea usando duas cubas e bancadas separadas. O branco dos revestimentos contrasta com o metal das cubas e das torneiras. Projeto: Di Pietra Porcelanatos 
Estes itens irão determinar sua necessidade e possibilidade de ter uma bancada maior e um móvel planejado para armazenar objetos diversos, como toalhas, rolos de papel higiênico, sabonetes, escovas de dente, escovas de cabelo, secador e pranchinha, etc.
 
Cuba e bancada de porcelanato: uma peça única. Os móveis garantem espaço para guardar itens diversos e o grande espelho amplia a sensação do espaço. Projeto: Di Pietra Porcelanatos 
Agora, se você irá construir, considere todas as questões anteriores e planeje o espaço ideal (medida do banheiro / lavabo) para as suas necessidades. Isso permitirá criar um ambiente mais planejado e adequado.

Quais as medidas ideais?

O tamanho da bancada irá depender do espaço disponível, das necessidades do morador e de particularidades, como a altura média de quem usa este ambiente. Não há medidas fixas a serem seguidas. O ideal é que analise ambientes que já sejam utilizados para saber se suas medidas são confortáveis e adequadas para o seu perfil. Indicamos algumas sugestões:

Alturas

  • Altura da Bancada da Pia: de 85cm a 93cm – caso utilize cubas de apoio ou de sobrepor, considere esta a altura final (a borda superior da cuba);
  • Sóculo: de 6cm a 18cm de altura, revestido do mesmo material do piso ou da bancada;
  • Móvel sem sóculo (suspenso do chão): 18cm é uma altura (em relação ao piso) que permite sua fácil limpeza. Lembre-se que medidas muito pequenas irão dificultar o acesso de rodos e panos;

Profundidades

  • Bancada: de 30cm a 60cm (exemplos indicados: 35cm, 46cm e 55cm – de acordo com a sua necessidade e o espaço disponível);
  • Móvel: poderá ter a profundidade da bancada ou um pouco menor (aproximadamente 2cm) que a bancada (assim estará mais protegido, evitando, por exemplo, ser molhado por gotas de água que escorram da pia);
  • Sóculo: será, aproximadamente, 5cm menor que o móvel, para permitir um acesso confortável à pia, encaixando os pés;
 
Exemplo de bancada com móvel suspenso do piso. Projeto: Di Pietra Porcelanatos 

Comprimentos

  • Bancada: é variável. Não há uma medida máxima, mas podemos considerar que uma medida mínima seria 40cm, já que normalmente encontramos as menores cubas com 30cm ou 36cm;
  • Móveis: terão o comprimento da bancada ou poderão compor um módulo fixo apenas de um lado da bancada. Leia mais: Banheiro: Escolhendo o Mobiliário
  • Sóculo: poderá ser ligeiramente menor do que o móvel (mas lembre-se de que se a bancada for encostada na parede, este irá terminar nela, para que não existam frestas).
 
Estes são exemplos de pequenas bancadas. Projeto: Di Pietra Porcelanatos
 
Estes são exemplos de bancadas maiores e diferenciadas. Projeto: Di Pietra Porcelanatos 

Materiais para Bancadas de Banheiros e Lavabos

O material escolhido deve permitir fácil limpeza, ser durável, prático e bonito.
Ao contrário do que ocorre nas cozinhas, que exigem certas características de suas bancadas (como resistência ao calor), as bancadas dos banheiros e lavabos podem ser feitas de uma gama muito maior de materiais:
 
Bancadas de madeira (estilo rústico) e de mármore (com móveis em aço). Imagens: Casa & Jardim 
É possível ousar na decoração e criar espaços diferenciados, que marcam e valorizam o imóvelDestacamos aqui o uso do Porcelanato, das Superfícies de Quartzo, do Marmoglass e do Nanoglass, os quais permitem uma grande liberdade de criação, tanto de formas diferenciadas, como de cores de materiais. São destaques:

Bancadas de Porcelanato

O porcelanato é um material resistente (superior às pedras naturais), além de ser considerado ummaterial sustentável. Como absorve muito menos água que o granito e o mármore, é resistente a manchas e por suas características tem menor proliferação de bactérias na sua superfície, sendo também muito resistente ao calor. É um material leve e pode ser aplicado embancadas de grandes tamanhos. Possui excelente custo/benefício e definitivamente veio para ficar. Leia mais: Acabamentos e Bancadas em Porcelanato
 
Bancada de porcelanato com cubas do mesmo material. Projeto: Di Pietra Porcelanatos 

Bancadas de Silestone

O Silestone é uma superfície de quartzo natural (94% de quartzo natural), disponível em um amplo leque de cores e texturas. É um material duro e resistente, que possui em sua composição uma proteção antibacteriana (também pode ser aplicado em pisos e revestimentos).
 
Exemplos de bancadas de Silestone. Imagens: Silestone 

Bancadas de Technistone

É um composto de pedra (93% de materiais naturais brutos), especialmente de quartzo e granito. Tem alta resistência, baixa absorção de água e está disponível em várias cores e texturas.
 
Exemplos de cores da Technistone. Fonte: Technistone

Bancadas de Marmoglass

Este é um material industrializado produzido a partir de pó de mármore e vidro. Não risca, tem cor uniforme e possui um brilho intenso e charmoso. A absorção de líquidos é praticamente nula,não manchando. Sua cor é branca.
 
Bancada de Marmoglass. Projeto: Di Pietra Porcelanatos 

Bancadas de Nanoglass

O Nanoglass (marca registrada) é a aplicação da nanotecnologia ao Marmoglass, eliminando pequenas bolhas do interior do material. São características do Nanoglass: branco perfeito(disponível apenas na cor branca), brilho espelhado, resistente a altas temperaturas, a impactos e riscosabsorção praticamente nula, fácil manutenção e possibilidade de repolimento.

Detalhes e Acabamentos

Alguns detalhes são importantes não só para produzir uma decoração harmoniosa, mas também para protegerem os móveis e os acessórios, facilitando a rotina e a manutenção.
  • Rodapia / Frontão: é necessário para conferir acabamento à bancada e evitar possíveis infiltrações. Seu tamanho é variável, sendo muito comum utilizar de 7cm a 10cm. No entanto, é possível encontrar facilmente faixas com alturas de 20cm para marcar o espaço da bancada e valorizar seu design (é especialmente indicado para bancadas com cubas de sobrepor e para locais que utilizam torneiras de parede). Seu acabamento poderá ser reto ou meio boleado.
 
Exemplos de diferentes rodapias / frontão. Projeto: Di Pietra Porcelanatos
  • Saia: geralmente seu tamanho varia em função do tipo de cuba e da existência de móvel na parte inferior da bancada. Se a cuba é de sobrepor e não há móvel, a saia é maior, como por exemplo, 15cm. Já se a cuba for de embutir e houver um móvel logo abaixo da bancada, a saia será menor (até mesmo para ampliar a altura das portas / tamanho do móvel). Exemplo de medida: 5cm. A saia também pode receber acabamentos, como frisos, os quais marcam a horizontalidade da bancada.

Exemplo de saia de 12cm. Projeto: Di Pietra Porcelanatos 
  • Bancada: pode receber acabamento reto, boleado ou boleado duplo;
  • Pingadeira: a bancada pode receber um friso na parte inferior, próximo da borda, para funcionar como pingadeira, evitando assim que a água escorra até o móvel;
  • Cuba: a cuba pode ser confeccionada na própria bancada (de porcelanato, silestone, ...), conferindo unidade e charme à decoração.

Louças e Metais

cuba é o elemento de destaque da bancada: design e cor marcam o estilo da decoração. Os metais, em especial a torneira ou misturador, são detalhes importantes:
  • Metais: o porta toalhas poderá ser instalado na própria bancada, na frente, embaixo ou na lateral. O sifão, se estiver à mostra, deverá ser bonito, por isso opte por modelos cromados. Atenção ao modelo da torneira: veja se ela é compatível com as instalações do banheiro e se ela adapta-se à cuba desejada (bicas altas ou torneiras de parede são indicadas para cubas de apoio).
 
Cubas e torneiras são elementos de destaque de uma bancada. Projetos: Di Pietra Porcelanatos 
  • Louças: a cuba poderá ser de embutir, de sobrepor ou de apoio. Também é possível confeccionar a cuba junto com a bancada, do mesmo material, criando um design diferenciado.

Confira alguns modelos de cubas e torneiras

É interessante notar que a torneira não precisa, necessariamente, ficar em sua posição padrão.
 
 
Projetos: Di Pietra Porcelanatos 

Detalhes Adicionais

Como um bom projeto não é criado a partir apenas a partir de um elemento, você deverá considerar o conjunto. Então, para ter uma bela decoração, também considere:
  • Móveis do Banheiro: se optar por não colocar móveis embaixo da bancada, sua decoração será mais leve;
  • Revestimentos das paredes: é possível utilizar vários tipos de materiais, como: pastilha,cerâmica, papel de parede, adesivo decorativo de parede e madeira;
  • Espelho: o espelho amplia a sensação do espaço, favorecendo a iluminação. Formatos redondos são delicados e femininos, enquanto que retangulares e quadrados geram a sensação de ordem. Veja mais: Espelhos: Como Usar
  • Iluminação: arandelas, pendentes e iluminação embutida atrás do espelho são detalhes que valorizam o espaço da bancada e promovem o conforto visual;
  • Acessórios decorativos, como saboneteiras, cestinhos, etc. organizam o espaço e podem ser utilizados para trazer pontos de cor interessantes para a decoração.
 
Cuba e detalhes decorativos em vermelho trazem vida e força à decoração. Veja mais fotos:Banheiros Arrojados Bitelli 

Ideias de Decoração para o seu Banheiro

Selecionamos algumas fotos de banheiros executados pela Di Pietra Porcelanatos para ilustrar ideias de bancadas para seu banheiro e lavabo:
 
 
 Fonte: http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/bancadas-de-banheiro-e-lavabo/181

Um comentário: